quarta-feira, 31 de outubro de 2012

TOP 10: Músicas que marcaram

Bem além de um bom elenco, um bom roteiro e bons plots, uma série também tem de contar com uma boa trilha sonora. Afinal ela é a responsável por intensificar algumas cenas. E existem séries que se tornaram famosas principalmente pelas boas escolhas de músicas em seus episódios, músicas essas que ultrapassam as barreiras dos “hits” do momento e dão um novo conceito às cenas. 

E com base nisto resolvi listar dez músicas que marcaram séries de todos os tempos.



10 - Sia: Brathe Me
Série: Six Feet Under
Episódio: 5x12 - Everyone's Waiting

Que Six Feet Under foi um marco na TV ninguém pode negar. E finalizar uma obra prima destas ao som de Breathe Me, enquanto acompanhamos a família Fisher crescendo, e aos poucos se despedindo faz qualquer fã chorar igual uma criança. Aqui vale ressaltar também a excelente edição desses momentos finais, mas não é isto que quero focar.
Breathe Me compõem e complemente uma cena emocionante que, sem dúvidas, ficará na memória de muitos fãs.


09 - Florence + The Machine: Seven Devils
Série: Revenge
Episódio: 1x22 - Reckoning

A temporada de estreia de Revenge dispensa comentários. Mas o final desta deixou muitos fãs de cabelo em pé, e ansiosos para o retorno da série. E Florence and The Machine foi um dos grandes contribuintes para essa atmosfera na cena final do episódio. E ironicamente, ou não, a música se encaixou perfeitamente no clima da série, criando uma atmosfera tensa bem ao estilo Revenge de ser (“Sete demônios ao seu redor / Sete demônios na sua casa / Veja, eu estava morta quando acordei esta manhã / Estarei morta antes do dia acabar / Antes do dia acabar”). Existe outra música que se encaixaria melhor?



08 - Finley Quaye & William Orbit: Dice
Série: The OC
Episódio: 1x14 - The Countdown

Quando eu digo The O.C, qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Trilha sonora impecável. E durante quatro anos tivemos certeza de que este era o ponto mais forte da série, o que se mostrou desde o primeiro episódio até o ultimo, quando fechou com a bela Life Is A Song. Mas foi Dice que marcou um dos melhores momentos da primeira temporada. A obra de Finley Quaye e William Orbit embalou momentos finais do episódio de Ano Novo quando Ryan corria para beijar Marissa a tempo. E ainda ganhamos de brinde Summer percebendo seus sentimentos por Seth Cohen. Dice tem lugar marcado nesta lista.


07 - Carly Simon: You Are My Sunshine
Série: Cold Case
Episódio: 4x16 - The Good-bye Room

Outra série que marcou pelas suas músicas. Talvez o único drama policial que já me fez lacrimejar várias vezes. Cada episódio uma trilha diferente, e sempre muito bem escolhida. E no 16º episódio da quarta temporada (The Good-bye Room), Carly Simon emociona com sua linda You Are My Sunshine. Essa foi uma escolha mais pessoal, por que foi um episódio que realmente me emocionou e esta música definitivamente marcou. A série teve outro momentos que mereciam estar aqui, mas esse mereceu mais.


06 - Snow Patrol: Chasing Cars
Série: Grey's Anatomy
Episódio: 2x27 - Losing My Religion

Snow Patrol é uma das bandas que mais embalaram momentos na TV americana, sempre marcando presença em vários momentos. E não foi diferente em Grey’s Anatomy, uma série que tem a música como uma de suas principais características. O episódio 2x27 trás um dos momentos mais tristes da série: a morte de Denny. E se a cena em si, sem música alguma, já estava fazendo muito marmanjo chorar, a adição de Chasing Cars nos momentos finais só fez fortalecer a tristeza do momento. Impossível não se emocionar e chorar com Izzie.


05 - Statless: Bloodstream
Série: The Vampire Diaries
Episódio: 1x22 - Founder's Day

O final da primeira temporada de The Vampire Diaries surpreendeu muita gente. E não apenas pela primeira aparição de Katherine nos momentos finais, mas também pelo primeiro sinal dos sentimentos de Damon por Elena. Em uma cena que tirou fôlego em qualquer fã Delena, o vampiro dá o primeiro beijo em sua amada. Só que mais tarde descobrimos que aquela não era Elena e sim Katherine. E Bloodstream ficou marcada na memória dos fãs por aquela cena ter sido um importante marco no nascimento de Delena.



04 - Sohodolls: Stripper
Série: Gossip Girl
Episódio: 1x07 - Victor, Victrola

Confesso que hoje não suporto mais ver Gossip Girl. A série teve um começo bom, mas acabou se perdendo ao longo do tempo. Mas não posso negar que “Victor, Victrola”, o sétimo episódio da primeira temporada, tem uma das cenas mais épicas da série. Ao som de Sohodolls vemos Blair Waldorf liberando todo seu lado nasty, em uma cena de deixar qualquer marmanjo de boca aberta. E tudo é assistido por Chuck Bass e muitos dizem que ali nasceu o casal mais amado da série.

(não consegui incorporar nenhum vídeo do Youtube aqui, então clique na imagem para ser direcionado).

03 - Kansas: Carry On My Wayward Son
Série: Supernatural
Episódio: Vários

Carry On My Wayward Son embala os momentos inciais de todas as temporadas de Supernatural. Ao invés do já clichê “Previously On”, a série nos trás uma recapitulação ao som de Kansas. E não existe um único fã de Supernatural que não arrepie ao ouvir essa música. Dispensa qualquer comentário.


02 - José Gonzáles: Heartbeats
Série: One Tree Hill
Episódio: 4x09 - Some Give Away

A cena em si já merecia ser lembrada só pelos acontecimentos, mas a trilha é que dá um toque a mais nas emoções do momento. Os Ravens ganham o campeonato e Lucas finalmente se decide, declarando seu amor a Peyton. Pronto, não precisávamos de mais nada para ficarmos felizes, mas como já disse, José Gonzáles ajudou na composição de uma cena de arrepiar. Longe de ser triste, uma cena para ser lembrada e comemorada pelos fãs.


01 - Imogen Heap - Hallelujah
Série: The OC
Episódio: 3x25 - The Graduates

Quando estava escrevendo esta lista, tentei não repetir séries. Mas cheguei a conclusão de que isto seria um pouco impossível e, por isso, The OC aparece novamente aqui, desta vez no topo.
Hallelujah já havia sido tocada uma vez na série, no final da primeira temporada, porém na voz de Jeff Buckley. Ali foi um momento marcante, mas não tanto quanto este. Season Finale da terceira temporada, considerado por muitos como a causa do cancelamento da série na temporada seguinte, mas não deixando de ser a cena mais triste de toda a série. Nos despedimos ali de um dos casais mais icônicos das séries teens (ou talvez de todas as séries) americanas, Ryan e Marissa. A morte da protagonista foi um baque para todos e ouvir Imogen Heap sussurrando em nossos ouvidos “love is not some victory march” enquanto vemos Ryan carregar a amada, fez muita gente chorar igual criança.

Acredito eu que esta merecia de longe estar no topo. Música e cenas marcantes para qualquer fã da série.



E aí, o que acharam deste TOP 10? Concordam? Discordam? Têm outras sugestões? Compartilhe!

Nenhum comentário: